Descubra os detalhes dessa etapa tão importante!

Fala-se muito sobre como escolher as brocas odontológicas, além de inúmeras técnicas clínicas e cirúrgicas.
Mas, outra etapa tão importante e fundamental quando falamos de brocas, é a esterilização.
A correta esterilização das brocas Komet, além da limpeza e descontaminação, está relacionada diretamente à sua manutenção, principalmente manter o corte dos instrumentos em carbide.
Também evitam manchas e corrosão nos instrumentos.
Veja um roteiro simples – e eficaz – de esterilização das brocas Komet para implementar no seu consultório:
A esterilização faz parte de um processo, cujas etapas são: imersão, limpeza e esterilização.
Ressaltamos que, mesmo as brocas novas, antes do primeiro uso, devem ser submetidas ao processo completo de esterilização.
IMERSÃO:
- Após o uso, as brocas Komet devem ser imersas em detergente enzimático com proteção anticorrosiva (PH neutro) para desinfecção e limpeza.
Obedecer rigorosamente às instruções de cada fabricante, principalmente no que se refere ao tempo de imersão.
Se as brocas estiverem contaminadas com material orgânico (sangue, secreção, pus, etc.), é recomendado enxaguá-los primeiramente para que os mesmos não inutilizem a solução.
LIMPEZA:
A limpeza rigorosa de todo o material é um fator fundamental para o sucesso na esterilização.
A presença de material orgânico (sangue, secreções, pus, gordura, óleo ou outro tipo de sujidade) protege os microrganismos, dificultando a esterilização.
Limpeza inadequada ou com produtos incorretos pode danificar os instrumentos causando manchas, escurecimento e corrosão.
- Após o tempo de imersão, se ainda houver necessidade de limpeza manual com escova, a mesma deve ser feita sob imersão para evitar a produção de aerossóis que possam causar danos à saúde.
- Não utilizar esponjas abrasivas ou palha de aço, pois esses produtos podem danificar os produtos.
- Enxague abundantemente o instrumento. O uso de água filtrada é altamente recomendado.
- Seque completamente o instrumento com campo de algodão, toalha de papel ou tecido que não solte fiapos.
Não deixe o instrumento secar naturalmente. Além do risco operacional, isso pode causar manchas.
ESTERILIZAÇÃO:
Após a imersão e limpeza, passa-se à esterilização, onde os instrumentos devem estar ABSOLUTAMENTE SECOS e embalados individualmente, antes de serem autoclavados, para evitar manchas, descolorações e corrosões.
- A esterilização deve ser feita em autoclave.
- O material, devidamente embalado, deve ser colocado na autoclave sem estar encostado nas laterais e dispostos de forma que o vapor circule atingindo todas as superfícies.do material.
- Os padrões de tempo e temperatura variam de acordo com o aparelho, sugerimos de 121 à 127 °C (1 atm pressão) por 15 à 30 minutos e 132 à 134 °C (2 atm pressão) por 4 à 7 minutos de esterilização.
Para garantir que você preserve a qualidade de corte dos instrumentos e uma esterilização adequada, enviamos um Guia de Instruções Gerais de Uso junto com cada pedido.
E quanto aos polidores ?
É pratica comum dentro dos consultórios (e errôneo) adotarem um único processo de esterilização para todos os instrumentos.
Porém, devido às propriedades de cada material, polidores devem ser limpos de forma distinta das brocas.
⚠ ATENÇÃO! Em hipótese alguma os polidores podem entrar em contato com álcool puro ou com substâncias que contenham álcool em sua composição, pois os mesmos começarão a “esfarelar”!
Isso porque, substâncias que contenham álcool podem causar formação de bolhas ou porosidade na superfície dos polidores.
Suporte para dúvidas
Disponibilizamos atendimento via Whatsapp com equipe especializada para sanar dúvidas quanto à esterilização adequada.
Este mesmo canal também pode ser usado para realização de pedidos e consultoria sobre Brocas e Polidores Odontológicos indicados para cada procedimento.
Clique aqui e confira nossa ampla variedade de modelos.